quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Caminhos de Ferreira de Castro

«Cortado pelo rio Caima, debruado de amieiros e de salgueiros, o Vale de Ossela é uma série de rincões edénicos, onde a Natureza veste as suas melhores galas, despretensiosamente, como se o fizesse por simples hábito... Torna-se, porém, necessário trilhar ínvios caminhos para surpreender todo o encanto da terra doce, que parece contemplar-nos com uma meiguice sonhadora, numa ternura que não se esquece.» Ferreira de Castro, Guia de Portugal, Beira Litoral

Grupo de participantes da caminhada de Natal da Villa Cesari
4 de Dezembro de 2016


É com um excerto da obra de Ferreira de Castro que inicio a primeira publicação de Dezembro. O Pé ante pé esteve na caminhada de Natal da Villa Cesari - Associação de Cultura e Desporto de Cesar - e, hoje, dá a conhecer a terra natal do conceituado escritor oliveirense. Um roteiro literário complementado com uma visita à Casa-Museu de Ossela, em Oliveira de Azeméis.

Casa-Museu do escritor Ferreira de Castro


"Nesta casa nasceu em 24 de Maio de 1898 o grande escritor
Ferreira de Castro cuja obra de amor pela Humanidade
obteve protecção mundial."


Lagar da Casa-Museu de Ferreira de Castro


Utensílios de cozinha onde é evidente o desgaste das peças


O quarto onde nasceu Ferreira de Castro


Realizada a inscrição e chegado o dia, os participantes marcam presença às 8.30h na sede da Villa Cesari que situa-se junto da Igreja Matriz de Cesar. Aqui, adquirem uma garrafa de água e barra de cereais para consumir durante a manhã. E, estando tudo a postos, todos seguem numa fila de carros para uma outra freguesia de Oliveira de Azeméis. Ossela é o destino do dia 4 de Dezembro.


O quarto de Ferreira de Castro


Registada a passagem pela Casa-Museu
#Péantepé #ondehapegadas


Início da caminhada


Os "caminhos de Ferreira de Castro" estão distribuídos por
diversas estações que apresentam a terra natal do escritor


Caminheiros e ciclistas a percorrer os mesmos trilhos


Em Ossela, o objectivo é percorrer os "Caminhos de Ferreira de Castro". Mas, antes de dar corda à sola das sapatilhas, primeiro  é-nos dada a oportunidade de conhecer o exterior e o interior da Casa-Museu de Ferreira de Castro. Transformada em museu, a casa onde nasceu o escritor oliveirense tem um lagar, uma cozinha, uma sala e dois quartos cujas paredes e adereços guardam histórias.

Participantes em fila na caminhada de Natal da Villa Cesari


Os "caminhos de Ferreira de Castro" são compostos por
trilhos tradicionais e rurais


Ponte pedonal sobre o rio Caima
  

Travessia do rio Caima


A caminhar junto da margem esquerda do rio Caima


Os "caminhos de Ferreira de Castro" estão assinalados por diversas estações que percorrem os trilhos da terra natal do escritor oliveirense. E uma estação que não passa despercebida aos caminheiros é a travessia do rio Caima e área envolvente. Feita através de uma ponte pedonal, a travessia é hoje de fácil acesso pois na época do escritor constituía um perigo (via pedras e tábuas).

Algumas das participantes da caminhada


Área de lazer junto do rio Caima 


Antiga Igreja de Ossela


Interior da "Igreja Velha" de Ossela


Ainda na "Igreja Velha"


A poucos metros da área de lazer do rio Caima, a antiga Igreja Matriz onde o presidente da Junta de Freguesia de Ossela oferece um lanche aos caminheiros. E, de seguida, dá a conhecer o interior da "Igreja Velha". Nesta estação do roteiro literário, Ferreira de Castro foi baptizado a 6 de Junho de 1898. E, a 18 de Junho de 1909, fez a primeira comunhão.

Cores de Outono destacam-se na caminhada
de Natal de Villa Cesari


Travessia de um pequeno carreiro rural


Marca orientadora dos "caminhos de Ferreira de Castro"


A poucos passos de terminar a caminhada 


'Cúmplice' do Pé ante pé na segunda travessia sobre o Caima


Deixada a "Igreja Velha" e as suas histórias, a caminhada é retomada com mais estações decoradas pelas cores de Outono. Uma segunda travessia do rio Caima via uma outra ponte pedonal. Um outro encanto a somar aos inúmeros que, ao longo de cerca de 10 km e duas horas de duração, pedem-nos para regressar a Ossela para uma nova aventura.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário