sábado, 23 de julho de 2016

Recriação Histórica de Arouca I

"Arouca, Uma Recriação Histórica" 2016 inicia, a 22 de Julho, com polpa e circunstância. O Terreiro do Mosteiro e as ruas da vila estão em festa. Depois do Pregão e Charamela, a chegada do Bispo de Lamego e D. Abade Geral que vêm assistir à Eleição da Abadessa. As portas do Mosteiro abrem e, num ápice, os claustros ganham vida.

Fuga das Freiras


O Capítulo sob a presidência da D. Isabel de Noronha, a Abadessa eleita, a Roda dos Expostos e a Fuga das Freiras são os acontecimentos que marcam o encerramento do primeiro dia da recriação. Para mais tarde recordar, o Pé ante pé apresenta hoje alguns registos fotográficos* da noite de ontem. O início de uma nova experiência. 





















O segundo dia de recriação é já hoje, 23, com a abertura das portas do mosteiro marcada para as três da tarde. A jornada termina à noite com o Capítulo, a Roda dos Enjeitados, o Frei Simão seguido pelo Incêndio. E a festa culmina com o apagar das chamas. As freiras, noviças, meninas de coro e moças regressam ao convento e, nas ruas da vila, desfilam bombos.

Um até já,

TS



* Fotos por Fernando Jorge Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário