sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Gerês - Terras de Bouro

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é uma área protegida carregada de percursos pedestres que desvendam maravilhas naturais como cascatas e miradouros. Integrada em três distritos (Braga, Viana do Castelo e Montalegre), esta área conta com as paisagens da Serra do Gerês e das Terras de Bouro que, hoje, o Pé ante pé põe a descoberto.

Trilho de S. Bento da Porta Aberta


O território do PNPG abrange 22 freguesias distribuídas pelos municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca (de Viana do Castelo), Montalegre (de Vila Real) e Terras de Bouro (de Braga). Em Setembro de 2014, o Pé ante pé dá a conhecer Pitões de Júnias e Tourém do concelho de Montalegre. Um ano e dois meses depois, é a vez do Gerês e das Terras de Bouro.

Marina de Rio Caldo


Rio Caldo com o PNPG a servir de cenário de fundo


O anoitecer perto da vila do Gerês


Terras de Bouro é um concelho do distrito de Braga que, no que toca a natureza, é enorme já que apresenta boas condições para a prática de desportos náuticos e de montanha. A Marina de Rio Caldo, o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, as Termas do Gerês e a rede de trilhos pedestres "Na Senda de Miguel Torga" são excelentes motivos para visitar este recanto do PNPG. 

Ponte dos dois rios junto à Marina de Rio Caldo


 O rio Caldo nasce na Serra do Gerês e desagua no Cávado


Santuário de S. Bento da Porta Aberta à noite


O Santuário de S. Bento da Porta Aberta é um pilar da vida local já que, ano após ano, atrai milhares de peregrinos vindos de toda a parte. Este é um ponto da freguesia de Rio Caldo com paragem obrigatória. E, por isso, o Trilho de S. Bento (PR 7) é o escolhido para início de aventura pelas Terras de Bouro. Trata-se da sétima pequena rota da rede de trilhos "Na Senda de Miguel Torga". 

Termas do Gerês


Rede hidrográfica da Serra do Gerês

Serra do Gerês


A Serra do Gerês esconde encantos naturais maravilhosos colocados a descoberto pelos imensos miradouros e percursos pedestres que compõem o seu território. Depois de uma breve passagem pelas termas da vila do Gerês, a viagem prossegue em direcção à Cascata do Arado. Até lá chegar, são muitas as fontes de água que a serra disponibiliza.  

Prática de canyoning na Cascata do Arado


Cascata do Arado


Junto da Cascata do Arado


Alguns quilómetros depois, eis que surge a Ponte do Arado. Atravessa-se a ponte e surge do lado esquerdo uma escadaria construída pela natureza. Degrau irregular atrás de degrau irregular, atinge-se a Fonte do Arado e um pouco à frente a Cascata do Arado. Estes são locais do Gerês com paisagens inigualáveis que merecem a atenção de quem visita as Terras de Bouro.

Ponte do Arado


Num dos miradouros da Serra do Gerês


Num dos miradouros da Serra do Gerês


Na Serra do Gerês, os minutos e dias passam demasiado rápido. Há tanto para ver, cheirar e sentir. Muitos trilhos da rede de percursos pedestres "Na Senda de Miguel Torga" ficam por conhecer. As pegadas são deixadas pelos caminhos florestais e montanhosos da PR 7- Trilho de S. Bento. Uma pequena rota circular de 10.5 km cuja descrição é desvendada na próxima publicação.

Aventurem-se e boas descobertas!

Um até já,

TS


2 comentários: