sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Uma visita relâmpago a Vila Viçosa

Uma visita relâmpago a terra natal da poetisa Florbela Espanca revela-se surpreendente. Vila Viçosa é uma vila portuguesa do distrito de Évora que alberga dois museus na alcáçova do castelo e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição no interior das muralhas medievais. Ainda pelo Alentejo, o Pé ante pé descobre um Terreiro do Paço e um Paço dos Duques de Bragança.   

Vila Viçosa


A capital lisboeta tem um Terreiro do Paço e o berço da nação, Guimarães, tem um Paço dos Duques de Bragança. Isso todos os portugueses já o sabem. O que muitos podem desconhecer é a existência destes em Vila Viçosa. Esta vila alentejana tem o seu Terreiro do Paço. Um grande largo onde ergue-se o Paço Ducal, isto é, a residência dos duques de Bragança do século XVI até ao fim da monarquia, em 1910.  

Paço dos Duques de Bragança e Terreiro do Paço


O Paço dos Ducal é um palácio que, hoje em dia, pertence à Fundação da Casa de Bragança, e funciona como museu. D. Carlos, rei de Portugal, parte a 1 de Fevereiro de 1908 da então casa de férias e do terreiro de Vila Viçosa horas antes de ser assassinado no outro Terreiro do Paço (o de Lisboa). E, aqui, está um cruzamento de locais e histórias.

"Avenida dos Duques de Bragança"


Paço dos Duques de Bragança


Vila Viçosa é a terra natal da poetisa Florbela Espanca


Florbela Espanca é uma poetisa portuguesa, que dá nome ao cine-teatro de Vila Viçosa. É uma homenagem a uma filha da terra, nascida a 8 de Dezembro de 1894. A sua biografia conta que toda a sua infância é passada nesta vila alentejana, mas Florbela deixa as raízes. Passa por Évora, Lisboa, Esmoriz e, em Matosinhos, suicida-se a 8 de Dezembro de 1930.

Uma das entradas de acesso às muralhas do castelo 


Muralhas medievais


A caminho do Museu Arqueológico e do Museu da Caça


Agora, é tempo de percorrer as muralhas medievais do castelo de Vila Viçosa. E, guardado pelas muralhas, está o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Esta é padroeira de Portugal e a sua figura está visível a quem visitar a Igreja Matriz da vila. A data de construção desta ermida é incerta, sabendo-se apenas que remonta à época medieval. O mármore local é o material dominante da obra.  

Alcáçova do castelo  alberga os Museus de Arqueologia e da Caça


Canhão


Entrada de acesso ao castelo de Vila Viçosa


O castelo de Vila Viçosa é um conjunto amuralhado de arquitectura militar, gótica, manuelina e barroca. As fortificações do castelo artilheiro têm influência de épocas diferentes e, hoje, a alcáçova alberga os Museus de Arqueologia e da Caça. Estes são pólos do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Uma vez no interior das muralhas medievais, há ainda que aproveitar a vista sobre a vila.

Parque municipal inaugurado a 24 de Junho de 2011


Adeus e até um dia Vila Viçosa


À chegada a Vila Viçosa, os visitantes dão de caras com o parque municipal, inaugurado a 24 de Junho de 2011 pelo então presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Roma. E, seja no início da visita ou seja na despedida, uma passagem relâmpago por este espaço verde de lazer é uma boa oportunidade de dizer 'Olá' ou 'Adeus e até um dia Vila Viçosa'.

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário