sábado, 29 de agosto de 2015

Festas do Povo de Campo Maior

A festa das flores é uma das mais concorridas romarias de Portugal e faz com que Campo Maior seja um local de visita obrigatória. As ruas do centro histórico são cobertas e decoradas com milhares de flores de papel feitas pelos campomaiorenses. E, no ano em que Campo Maior entrega uma candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Pé ante pé dá a conhecer a vila florida do Alentejo.

Festas do Povo de Campo Maior 2015


A vila alentejana de Campo Maior, integrada no distrito de Portalegre, enche-se de visitantes sempre que os campomaiorenses decidem, com a sua força de vontade e muito voluntariado, realizar a festa das flores. Decorre entre o final de Agosto e início de Setembro é certo, mas o ano é uma incógnita. Em 2011, as Festas do Povo atraíram um milhão de pessoas de várias regiões do país, da vizinha Espanha e ainda de outros países europeus. 

A entrada deixa de ser gratuita e tem o custo de 4 euros


Pulseira das Festas do Povo 2015


As ruas são decoradas com flores de papel


A música domina esta rua


Passados quatro anos, a festa das flores volta a trazer mais cor, alegria e movimento as ruas da vila. E, pela primeira vez, a entrada tem um custo de quatro euros, deixando o acesso de ser gratuito. Outra novidade é a proposta da candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade. A Câmara Municipal de Campo Maior é a responsável pela entrega do documento ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tratará de formalizar a candidatura junto da UNESCO.

Passaporte Adega Mayor


Ponto com carimbo


A carimbar o passaporte


Atingida a vila de Campo Maior e estacionado o carro, os visitantes têm de comprar a pulseira das Festas do Povo 2015 e colocá-la para poder aceder ao centro histórico. Depois, fica a sugestão para que comprem o Passaporte Adega Mayor que tem o custo de um euro e meio e está a venda na barraca oficial da festa, no jardim municipal. Aqui, a corrida aos carimbos é outra história pois a intenção é marcar a presença pelas ruas floridas.

A cor laranja predomina nesta rua


Rua florida com o domínio da cor branca


Cesto com morangueiras de papel


Morango de papel

As ruas são decoradas pelos seus habitantes


Pavão de papel

A vila ganha cor com as Festas do Povo


Banca com frutas de papel

Roseiral da rua Dr. Miguel Bombarda


As ruas do centro histórico são decoradas a rigor


É favor "não sentar" pois é "frágil" e os moradores agradecem


Os visitantes não devem retirar as flores que decoram as ruas


A vila vira princesa aquando a festa da flor

"Vila de Campo Maior/ terra de grande beleza/ toda composta de flores/ pareces uma princesa". Uma quadra aqui outra acolá, um "Bem-vindo ao Laranjal" das Festas do Povo 2015, um moinho na entrada para um jardim de tulipas e, no total, uma quase centena de ruas decoradas a rigor para atrair os olhos dos forasteiros. Cada rua tem uma história, uma vivência, uma particularidade e um tema que a distingue de todas as outras.

Videiras e uvas enfeitam esta rua


Campo Maior é uma vila alentejana do distrito de Portalegre

A Rua do Poço (nº 68) é a minha favorita


A Rua do Poço está decorada com tulipas de papel


Uma rua cheia de regadores e flores de papel


Praça Velha junto ao castelo de Campo Maior


Tanque de papel exposto na Praça Velha


"Bem-vindo ao Laranjal"


Um moinho é a entrada para um jardim de tulipas


Flores feitas de papel


As ruas floridas enchem-se de forasteiros


Tulipa de papel


O perfume de Campo Maior "é o amor da nossa gente"


As Festas do Povo de Campo Maior 2015 começaram no passado sábado (22) e terminam este domingo (30). Se tiverem oportunidade, visitem esta vila alentejana e as suas ruas floridas desvendadas pelos carimbos. E acresce que, amanhã, a festa da flor conta com a presença do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, na cerimónia de encerramento das festas.

Aventurem-se e boas viagens!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário