sábado, 22 de agosto de 2015

Férias com história

As férias de agosto '15 ficam marcadas por novas pegadas rumo à descoberta da história do Alentejo. Num só dia, uma passagem por Montemor-o-Novo, uma visita mais alargada a Évora, um salto a Evoramonte e um merecido descanso no Monte dos Pensamentos, em Estremoz. O bem-bom acaba rápido e o Pé ante pé começa, hoje, a desvendar pontos de interesse do interior alentejano.

Agarrada ao guia Férias com História da revista Visão 


Castelos, muralhas, monumentos megalíticos, um templo romano, um aqueduto, fortes, praças e centros históricos emblemáticos. Na companhia do guia Férias com História da revista Visão, o Pé ante pé apresenta uma série de locais com história. E, agora e nos próximos dias, fiquem a conhecer cidades e vilas alentejanas que podem visitar aquando uma ida de férias cá dentro. 

Castelo de Montemor-o-Novo


As férias demoram a chegar e, quando chegam, passam rápido. Por isso, há que aproveitar bem cada dia e o castelo de Montemor-o-Novo é o primeiro ponto histórico alcançado. Depois de uma breve visita, a viagem é retomada e é tempo de seguir para Nossa Senhora da Guadalupe. A poucos quilómetros de Évora, esta aldeia guarda o Menir e o Cromeleque dos Almendres.

Área de lazer de Nossa Senhora da Guadalupe


Menir dos Almendres

Cromeleque dos Almendres


Considerado Imóvel de Interesse Público, o Cromeleque dos Almendres merece uma visita já que é o maior monumento megalítico do género na Península Ibérica. E, de volta à N114, a cidade de Évora é o próximo destino do roteiro turístico destas férias. Aqui, os visitantes podem ultrapassar as Muralhas de Évora (ou Cerca Velha) e partir à descoberta do centro histórico da cidade e capital do distrito.    

Templo romano mais conhecido por Templo de Diana


Praça Giraldo


Castelo de Evoramonte


Em Évora, muitos são os pontos de interesse a visitar e falta é tempo para dar uma espreitadela a todos os cantos. Então, há que fazer uma selecção. O templo romano, popularmente conhecido como "Templo de Diana", é um dos cartões de visita da cidade e de Portugal. Por isso, a primeira escolha é evidente e é também de fácil acesso já que está a céu aberto. 

Ponte levadiça e Porta de Évora (Estremoz)


Centro histórico de Estremoz


Depois do templo romano e porque todos os caminhos de Évora dão lá, é a vez da Praça Giraldo. Aqui, pisa-se a típica calçada portuguesa e pode-se usufruir do sol alentejano bem acomodados numa esplanada local. Na despedida, uma passagem pelo Palácio D. Manuel que, actualmente, é onde está localizado o jardim público da cidade. 

Aqueduto da Amoreira (Elvas)


Forte de Santa Luzia e Fortim de S. Mamede (Elvas)


De Évora a Estremoz, uma breve paragem para admirar o castelo de Evoramonte pois já é tarde e o cansaço é muito. As férias ainda agora começaram e já voam. Numa visita ao centro histórico de Estremoz, podem optar por atravessar as muralhas pela ponte levadiça da Porta de Évora. E, já no interior, é possível avistar a torre de menagem do castelo  (hoje, Pousada Rainha Santa Isabel).

Paço dos Duques de Bragança e Terreiro do Paço de Vila Viçosa


Muralhas do castelo de Vila Viçosa


Junto à torre do castelo de Estremoz, podem visitar a Igreja da Rainha Santa Isabel e uma antiga cadeia (hoje, um restaurante). Nos arredores desta cidadela, é oportuno passar pelo Paço dos Duques de Bragança e Terreiro do Paço de Vila Viçosa. E, um pouco mais afastado e de visita obrigatória, é o centro histórico de Elvas, já no distrito de Portalegre, elevado a Património Mundial da Humanidade.

Aventurem-se e boas férias!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário