domingo, 16 de agosto de 2015

À N. Srª da Saúde por caminhos de antigamente

O percurso pedestre "À N. Srª da Saúde por caminhos de antigamente" é a segunda pequena rota do concelho de Vale de Cambra. O trilho é linear, tem 5 km de extensão e inicia-se no largo da Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões. Em dia de festejos, o Pé ante pé cumpre a tradição e percorre o antigo caminho de romaria para o Santuário da Nossa Senhora da Saúde.



A PR 2 - À N. Srª da Saúde por caminhos de antigamente - é mais do que uma caminhada. Foi, é e será uma romaria até ao alto de Castelões para pagar promessas. A parte religiosa alia-se ao profano e o largo que ladeia o Santuário enche-se de tendas de campistas e de vendedores ambulantes. O dia é de convívio e de merendas longas, aproveitando a sombra dos carvalhos e sobreiros do parque.

Painel informativo da PR 2


Cacho de uvas

Placa de orientação da PR 2

Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões

Virar à direita

Lugar de Outeiro Covo

Bolotas

Seguir em frente

A pequena rota tem início no largo da Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões. Daqui, segue-se para o lugar de Outeiro Covo e, depois, para Mourio. Neste último, atravessa-se a EN 328 para um pouco adiante, no lugar de Cartim, fazer uma nova travessia da mesma estrada. E, antes da chegada ao Santuário, a última povoação a percorrer é a do lugar de Areal.

Lugar de Mourio

Muro coberto por plantas trepadeiras


Entrada num pequeno caminho florestal

Seguir em frente

Lugar do Cartim


No lugar de Areal, o caminho rural é muito estreito. Passa-se por muitos terrenos agrícolas, por algumas casas e, por fim, atinge-se a estrada velha para a Senhora da Saúde. Um caminho florestal largo que conduz os caminheiros e/ou peregrinos ao seu destino final. Aqui, predominam os eucaliptos e, em dia de romaria (15 de agosto), todos os caminhos dão ao alto de Castelões.

A caminho do lugar de Areal


Caminho rural estreito


Lugar de Areal

Entrada na estrada velha

Silva e amoras

Amora madura


Estrada velha de acesso ao alto de Castelões

Caminho florestal para a Senhora da Saúde

Chegada ao Santuário da N. Srª da Saúde


Atingida a estrada velha para a Nossa Senhora da Saúde, o trajecto a seguir é sempre o mesmo, não havendo margem para enganos. Esta via, apelidada de estrada velha, surge nos anos 20 do século XX para facilitar o acesso dos peregrinos ao Santuário, entre Cartim e o alto da Serra de Gestoso. Apesar de empedrado, o caminho é de fácil acesso e, com calma, todos chegam ao topo.

Regresso a S. Pedro de Castelões

Seguir em frente

Estrada velha

Vista panorâmica sobre a cidade de Vale de Cambra

Regresso ao ponto inicial

Ouriços jovens de castanhas

O Santuário recebe, a 15 de agosto, muitos peregrinos e visitantes que, seja em promessa seja em convívio, deslocam-se até ao alto de Castelões e cumprem a tradição de anos. A capela da Srª da Saúde (e também o seu recinto) enche de fiéis que, pela manhã, participam na missa de festa. O queimar de velas é outra prática religiosa levada a cabo, em local próprio, junto da capela.

A caminho de S. Pedro de Castelões


Lugar do Cartim


A percorrer a PR 2 no sentido contrário

As duas metades de um maracujá

Cidade de Vale de Cambra à vista

Plantas trepadeiras


Lugar de Mourio


Aquando a despedida, é tempo de regressar a S. Pedro de Castelões. Ou seja, há que fazer a PR 2 - N. Srª da Saúde por caminhos de antigamente - no sentido contrário. Percorre-se, uma vez mais, a estrada velha e as restantes vias que compõem a pequena rota. E aos cinco quilómetros de ida acrescenta-se cinco de volta, perfazendo um total de 10 km.

A caminho de S. Pedro de Castelões


Seguir em frente

Castanhas

Bolotas


Quase a terminar a PR 2

Mão cheia de amoras

Silva e amoras


Lugar de Outeiro Covo


Cachos de uvas

Igreja de S. Pedro de Castelões à vista


Seguir em frente

Chegada ao ponto de partida


O 15 de agosto é dia de romaria à Senhora da Saúde e, logo, um bom dia para percorrer os caminhos de antigamente. Alguns peregrinos optam por seguir, pela EN 328, a sua jornada. Mas melhor é explorarem a PR 2 do concelho de Vale de Cambra, seja em dia de festa seja em qualquer outra época do ano. É uma alternativa mais sossegada e segura para chegar ao Santuário.

Aventurem-se e boas romarias!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário