sábado, 13 de junho de 2015

A Febre das Caminhadas

As redes sociais chegaram para ficar e ajudar as pessoas a conhecer mais para além das redondezas das suas casas. A prática de exercício físico, que contribui para uma mente sã num corpo são, e o convívio estimulam a partida à descoberta de novos lugares, aventuras e aprendizagens. A visita interpretada “A caminho de Roma” e uma “Caminhada Doce” são duas atividades já passadas, mas, no Pé ante pé, fiquem a conhecer outros programas que esperam por inscrições.

Rio Uíma de passagem pelo centro de Caldas de S. Jorge


O mês de Junho começa, na região de Entre Douro e Vouga, com muitas propostas de caminhada. No passado sábado (6), participei numa visita interpretada intitulada “A caminho de Roma” e o balanço é francamente positivo. Organizada pelo projeto Arqueologia para Todos e  pelo Arouca Geopark, esta atividade resume-se a um passeio acompanhado de breves interpretações de marcos históricos que, de Chave a Escariz, fazem parte do megalitismo do concelho.

Folheto da visita interpretada "A caminho de Roma"


Visita interpretada "A caminho de Roma"


Visita interpretada "A caminho de Roma"


"A caminho de Roma"


Mamoa 2 de Venda da Serra (Escariz)


Mamoa 1 da Aliviada (Escariz)


A visita interpretada tem início na Farrapa, freguesia de Chave, e segue para a localidade de Escariz conhecida pelo seu conjunto de monumentos megalíticos. A visita desenvolve-se por antigas vias romanas, agora praticante imperceptíveis, e dá a conhecer diferentes exemplares de mamoas, nomeadamente a Mamoa 1 da Aliviada que está classificada como Monumento Nacional desde 1992. Acresce que esta atividade teve ainda o apoio da Câmara Municipal e do Centro de Arqueologia de Arouca.

"A caminho de Roma"


Mamoa 6 da Urreira situa-se no recinto do escola de Escariz


Vista panorâmica alcançada do monte da Abelheira


Capela da Abelheira (Escariz)


Saco do Arouca Geopark


Depois de uma viagem ao passado, segue-se uma “Caminhada Doce” na manhá seguinte, dia 7. O destino é o Festival Doce de Caldas de S. Jorge, que, numa manhã de domingo, promove a atividade física, o convívio e a doçaria regional e conventual do nosso país. Tudo isto conjugado só podia revelar-se um bom programa de fim de semana. Já terminou, mas muitas são as garantias de que para o ano há mais. Fiquem atentos.

Festival doce de Caldas de S. Jorge


T-shirt da caminhada doce


D. Rodrigo é o doce típico do Algarve


Inscrição presente na fonte de água local 


Marcas de direcção dos percursos de Caldas de S. Jorge


A tempo vão de fazer a inscrição para a caminhada de Santa Eulália, em Arouca, a realizar no dia 27 de Junho (um sábado). O percurso de 10 km  tem início nos Adros e o nível de dificuldade é médio. Para participar  e saber mais informações há que contactar Sílvia Gonçalves e Paula Almeida através do seguinte e-mail: ccrse@hotmail.com. A caminhada conta com o apoio do CCR e da Junta de Freguesia de Santa Eulália. Toca a chover inscrições!

Santa Eulália é uma freguesia do concelho de Arouca


Para Julho, fiquem atentos as terras de Santa Maria da Feira. Destaco aqui o fim de semana de 11 e 12 Julho. No sábado (11), “vem correr ou caminhar à noite dentro do “Castelo, Convento dos Lóios, Grutas…” é o convite deixado no folheto da Corrida Urbana que tem início das 21.30 horas. São 6 km de caminhada e 10 km para quem preferir a corrida. Aos interessados, façam a inscrição em: www.corridaurbana.com.

Castelo de Santa Maria da Feira


No domingo (12 de Julho), decorre a II Caminhada Jacinto Nogueira. Esta atividade começa às 14.30 horas, em Santa Maria de Lamas, e o valor da inscrição reverte a favor do IPO do Porto. Se estiverem interessados(as) e têm alguma dúvida, pesquisem no Facebook pelo nome da caminhada, coloquem lá as vossas perguntas e façam a inscrição porque esta inciativa vai para além da prática desportiva e do convívio. Ao participar, lembrem-se que estão a ajudar.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS



Sem comentários:

Enviar um comentário