sexta-feira, 17 de abril de 2015

Cidades francesas

Castres é a capital do departamento do Tarn. Está situada a 77 km de Toulouse, quarta maior cidade francesa, e nas suas proximidades encontram-se os montes de Sidobre e o Lago da Montanha. A cidade é cruzada pelo rio Agout, um afluente do Tarn, e nas redondezas sítios para visitar é o que mais há. Burlats, Albi, Lautrec, Cité de Carcassone e Cordes sur Ciel são as próximas paragens do Pé ante pé.

Caminho para peões e bicicletas da 'Ville de Castres' 


Burlats é uma comuna francesa que, tal como Castres, pertence ao departamento do Tarn. E, recorrendo a um caminho reservado a peões e bicicleta, fica a cerca de 9 km do centro de Castres. Pedala-se num espaço muito limpo e cuidado e na companhia do som do correr das águas e do vento a agitar as folhas das árvores. À chegada a Burlats, uma turma de crianças dá apoio, gritando “Allez, allez, allez…” (Vamos, vamos, vamos…).

Vista alcançada à chegada a Burlats


Outra paragem é Albi. Uma cidade francesa, também integrada no departamento do Tarn, conhecida pelo nome “ville rouge” (cidade vermelha) e pela Catedral Sainte-Cécile. “Le choeur historique de la cathédrale est unique au monde!” (O coro histórico da catedral é único no mundo!) Esta citação é encontrada à entrada do edifício, construído entre os séculos XIII e XV, e, no seu interior, um órgão imponente e uma decoração muito detalhada cativam a atenção dos visitantes. Ainda em Albi, a Ponte Velha sobre o rio Tarn, o Palácio de Berbie e respectivos jardins são outros atractivos da cidade vermelha.

Cidade vermelha e rio Tarn avistados dos jardins de Berbie


O próximo destino é Lautrec. Uma vila medieval classificada como uma das “plus beaux villes de France” (mais belas vilas de França), que está a cerca de 16 km de Castres. Aqui, o “ail rose” (alho rosa) é o produto típico e a este é dedicada uma festa na primeira sexta-feira de Agosto. De passagem por Lautrec, há que visitar o moinho de vento e o calvário de Lasalette e aproveitar para usufruir da vista panorâmica sobre a vila e não só.

Vila e moinho avistados do calvário de Lasalette


Ainda na onda dos locais medievais, há que visitar a Cité de Carcassone. Uma cidade medieval dentro da própria cidade de Carcassone, que integra o departamento do Aude. Esta ‘cité’ está situada numa grande colina, proporcionando uma vista ampla sobre a cidade e o rio Aude. De Castres até este ponto, são cerca de 65 km de carro que valem a pena fazer. Ultrapassadas as muralhas medievais, mergulha-se em lojas de gomas gigantes, barras de chocalate, bombons e biscoitos. Uma perdição! Depois, entra-se na basílica de Saints Nazaire et Celse e, no fim, faz-se uma ronda pelas lojas de artigos de lembrança.

Cité de Carcassone 


A última paragem de hoje é Cordes sur Ciel. Uma cidade medival fundada pelo conde de Toulouse, em 1222, com quatro portas de acesso. Uma delas é a “porte de l’horloge” (porta do relógio) e, para chegar ao ponto mais alto, há que caminhar uns 20 a 30 minutos e ultrapassar uma subida íngreme. Já no topo encontra-se  um miradouro, uma praça ampla, um poço de água com 113 metros de altura e um “musée les arts du sucre et du chocolat” (museu das artes do açúcar e do chocolate).

"Porte de l'horloge" (Porta do Relógio)


Em suma, uma série de passeios didácticos e animados por cidades francesas, ora do departamento do Tarn ora do Aude. Tudo destinos de paragem e visita com muito para dizer. Aqui, deixo um 'cheirinho' porque o melhor mesmo é ir, ver e conhecer. No próximo capítulo das férias de Março último, é a vez de destacar o Canal du Midi.

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário