terça-feira, 7 de abril de 2015

Castres (França)

Desenvolvida no século IX em torna da Abadia de Saint-Benoît, Castres é uma cidade francesa muito florida com motivos de sobra para ser visitada. Está localizada no departamento do Tarn e é a cidade natal do político socialista Jean Jaurés. Continuem a ler porque hoje apresento, no Pé ante pé, um breve retrato do primeiro capítulo das férias gozadas na última semana de Março.
Maisons sur l'Agout


Castres dispõe de uma grande variedade de jardins e parques. Os guias turísticos dão atenção ao Jardin de l’Évêché por ter sido concebido pelo paisagista Le Nôtre (o mesmo que concebeu os jardins de Versalles) e distinguido pelo prémio “Jardin Remarquable de France”, que destaca os melhores jardins do país. Este jardim situa-se nas traseiras do antigo palácio episcopal, que agora é 'l'hotel de ville'.

Dia de mercado na praça Jean Jaurés


 As fachadas das casas multicolores dos antigos tintureiros, tecedores e curtidores alienadas ao rio Agout recordam os tempos da indústria têxtil, aquela que já foi a principal actividade da cidade. Construídas no século XVII, as ‘Maisons sur l’Agout’ permitiam a imersão das peles na água do rio e, posteriormente, a secagem das mesmas na parte superior dos edifícios.

A cidade de Castres vê correr as águas do rio Argout


Mais há mais para conhecer! A catedral de Saint-Benoît, datada do século XVII e monumento histórico desde 1953, o teatro municipal, o museu Goya e o mercado ao ar livre, que decorre todas as terças, quintas, sextas e sábados de manhã, na praça Jean Jaurés. A cidade é ainda conhecida pela equipa de Rugby Castres Olympique e pelos laboratórios farmacêuticos Pierrre Fabre.

Venda ao público de 'fromage' (queijo)


Na despedida, tal como na recepção, o Vento d’ Autan ou vento dos loucos dá um ‘Bonjour’ e um ‘Au revoir’, impondo a sua presença. Na região de Castres, o vento é muito característico. É quente e turbulento, o que está associado a micro variações de pressão, maioritariamente ressentidas por pessoas doentes. No fim de contas, o vento traz tudo e leva tudo. 

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário