quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Varandas da Felgueira

O concelho de Vale de Cambra oferece, aos caminheiros, três percursos pedestres de pequena rota. Varandas da Felgueira, À Nossa Senhora da Saúde por caminhos de antigamente e Na Vereda do Pastor são os nomes atribuídos à PR 1, PR 2 e PR 3 respectivamente. E é pelo início que começo. Um percurso circular, de 5.100 metros, que dá a conhecer a aldeia da Felgueira e as suas varandas.

Uma varanda da Felgueira têm vista para a Frecha da Mizarela


A pequena rota Varandas da Felgueira é circular e, sendo assim, pode ter início e fim em qualquer um dos pontos do percurso. Aqui, marco o ponto de partida junto do painel informativo da PR 1, na rua da Freita. Integrada no programa 'Aldeias de Portugal', Felgueira é uma aldeia rural e tradicional da freguesia de Arões. E é, sem demoras, para o núcleo antigo que tomamos direcção.

O painel informativo já situado no largo da rua da Freita


Da rua da Freita segue-se para o núcleo antigo da Felgueira


Núcleo antigo da aldeia da Felgueira


Deixada a estrada asfaltada, entramos no núcleo antigo da aldeia da Felgueira. Caminhamos sobre calçadas gastas pelo tempo e pelo passagem das pessoas, animais e carros de bois. Avistamos, uns de perto e outros de longe, edifícios de pedra com paredes (também elas) desgastadas pelos invernos e verões de anos a fio. Passamos ainda junto de casas restauradas que aguardam a visita de forasteiros. E, a cada canto, a vida rural está bem marcada. 

De Felgueira a Carvalhal do Chão conta-se 1.2 km


Depois da passagem pelo núcleo antigo da Felgueira, seguimos para o lugar de Carvalhal do Chão a 1.2 km de distância. É um instante e, até lá, tomamos um trilho de terra e cheio de humidade que dá acesso a vários campos de cultivo. Por aqui, ainda é possível encontrar moreias feitas de canas de bandeiras de espigas de milho e admirar os campos zelados aos socalcos. E, pouco tempo depois, já estamos em Carvalhal.

Trilho rural de acesso a Carvalhal do Chão


Cavalos à frente e a Serra da Freita ao fundo 


Indicação de 'Caminho Certo'


A passagem pelo lugar de Carvalhal do Chão é rápida. E, a partir daqui, começamos a subir pela mata adentro e a percorrer as Varandas da Felgueira. Agora, deixamos os trilhos rurais e a estrada asfaltada para entrar em caminhos florestais e montanhosos. As habitações ficam para trás e dão lugar aos pinheiros, eucaliptos, giestas, tojo, musgo nas pedras. Toda uma paisagem verde, cinzenta e acastanhada típica da estação fria.

PR 1 - Varandas da Felgueira


A Serra da Freita como pano de fundo 


Trilho florestal e montanhoso


Mais uma vez a Serra da Freita a biscar o olho


É seguir em frente que este é o 'Caminho Certo'


Pouco depois de encontrarmos duas placas de madeira, uma a indicar que percorremos 1.9 km e outra que falta 1.5 km para terminar o percurso, temos (a meu ver) uma vista privilegiada para a Serra da Freita. Mais concretamente, ao começarmos a descer em direcção ao ponto de início da PR 1, avistamos a aldeia e a Frecha da Mizarela. Aqui, penso e interrogo-me: «Como é possível? São maravilhas da natureza que dão acesso a lugares impensáveis de ver a vivo e a cores.»

Mais um 1.9 km no papo e falta 1.5 km para o fim


Resina a espreitar pelo tronco de um pinheiro


Vista para a aldeia e Frecha da Mizarela


O percurso está quase prestes a ser concluído. Antes, passamos pelo campo de jogos da Felgueira e pela capela e arraial local. No regresso à rua da Freita, os caminheiros podem alargar a sua visita até à aldeia da Paraduça. Este lugar, também da freguesia de Arões, fica a cerca de 7 km (de carro) da aldeia da Felgueira e dá a conhecer um conjunto de moinhos restaurados e em funcionamento. Fica a dica de visita para quem quiser ver o milho a ser moído.

Campo de jogos 


Capela local


Coreto situado do arraial da capela


Arraial da capela local


Felgueira integra o programa 'Aldeias de Portugal'


A aldeia da Felgueira é uma das portas de entrada e saída da Serra da Freita. Por isso, aquando de uma visita à serra, aproveitem e passem por este lugar de Arões para desvendar as Varandas da Felgueira. Uma pequena rota muito acessível, a quem está habituado a fazer caminhadas, e que, sem pressas, faz-se em pouco mais de uma hora.

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário