sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Um texto de setas

Uma seta ali e outra acolá. As setas amarelas ou flechas amarillas, como dizem os nuestros hermanos, sinalizam os caminhos de Santiago, ajudando os forasteiros a chegar a Compostela, em Espanha. Aqui ao lado, por terras de Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, é possível encontrar estas setas e enveredar por trilhos nunca antes percorridos.

A concha e a seta marcam os caminhos de Santiago


Num dia de Carnaval, acordo às 6 horas para às 7.30 estar junto da Igreja Matriz de Arrifana, freguesia do concelho de Santa Maria da Feira, para dar início a uma parte do caminho português de Santiago. O destino final é a Sé do Porto, mas só depois de 42,5 km percorridos. Uma tarefa aparentemente complicada, o que não o deixa de ser, e inexplicável. Toca a seguir as flechas.

Igreja Matriz de Arrifana


Arrifana, Escapães, Souto Redondo de S. João de Ver, Lourosa e Mozelos são terras de Santa Maria da Feira marcadas pelas setas amarelas do caminho português de Santiago que sai de Lisboa e segue até à cidade do Porto. Este caminho, feito no sentido inverso (norte - sul), leva os caminheiros e/ou peregrinos até ao Santuário de Fátima com a orientação de setas azuis.

Seta azui (Fátima) e seta amarela (Santiago)


De Mozelos a Grijó são 5.5 km e, no total, já estão percorridos 19 km desde o início, em Arrifana. Uma passagem pelo antigo Mosteiro de Grijó, datado do século XIII, e, sem muitas demoras, segue-se para o Perosinho que fica a 10.5 km. Depois, Rechousa a 4 km e, para terminar, mais 9 km até à Sé do Porto com, antes, uma passagem pela Avenida da República de Vila Nova de Gaia e uma travessia do tabuleiro superior da ponte D. Luís sobre o rio Douro.

Sé do Porto


Sempre na companhia da concha, símbolo dos caminhos de Santiago, e das flechas amarillas. É assim de Arrifana ao Porto e da Sé da Invicta até Santiago de Compostela. Esta segunda parte é aliciante e será complicada a sua realização. Todavia, fica aqui um até um dia. E, por agora, o percurso termina às 15.30, perfazendo um total de oito horas com duas paragens de 15 minutos incluídas.

Aventurem-se e bom caminho!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário