sábado, 7 de fevereiro de 2015

Marco geodésico de S. Pedro Velho

Uma vista panorâmica de 360 graus sobre a Serra da Freita é o que podem alcançar do marco geodésico de S. Pedro Velho, localizado na freguesia de Albergaria da Serra, em Arouca. E, depois de percorrer o Trilho Exótico, porque não uma subida até ao ponto mais alto da serra? Esta é a sugestão que apresento, hoje, para usufruírem este fim de semana ou quiçá noutra oportunidade.

Pico montanhoso do marco geodésico de S. Pedro Velho


O marco geodésico de S. Pedro Velho é o geossítio número 3 do concelho de Arouca e pode conhecê-lo ao percorrer um dos diferentes caminhos montanhosos de acesso ao pico mais alto da Serra da Freita. Para alcançar o marco, a maneira mais fácil é dirigirem até à central eólica da serra e, aí, encontram de um lado a central e do outro uma placa referente ao geossítio em questão.

Placa informativa do G.3 - S. Pedro Velho


E, uma vez que o pico montanhoso de S. Pedro Velho fica muito próximo do parque de merendas do Vale da Raiz, a sugestão de hoje passa pela realização do Trilho Exótico mais uma subida até ao marco geodésico da Serra da Freita. O parque é um dos pontos de passagem da PR 16, por isso, o desvio a efectuar é pequeno e, assim, os caminheiros têm um programa mais alargado e convidativo.

Vista panorâmica de 360º sobre a Freita


Assim como a Frecha da Mizarela e as Pedras Parideiras, o marco de S. Pedro Velho é um geossítio de Arouca e um ponto de interesse e curiosidade para quem visita a Serra da Freita. O fim de semana está a ser abrilhantado pelo sol que, ainda a medo, aquece um pouco os dias de inverno. O frio típico da serra entranha e a cor predominante é o cinzento. Mas, ainda assim, a Freita tem sempre encanto (ver acima fotogaleria).

Aventurem-se e bons passeios!

Um até já,

TS


Sem comentários:

Enviar um comentário