sábado, 14 de fevereiro de 2015

Ilha dos Amores

A Ilha dos Amores é o único percurso pedestre do município de Castelo de Paiva. Uma pequena rota, de sete quilómetros, carregada de paisagens únicas que fazem vibrar o coração de quem visita o Cais do Castelo, na freguesia de Fornos. Hoje, dia de S. Valentim e dos Namorados, esta é a proposta de trilho sugestiva para este ou um outro fim de semana amoroso.

Ilha do Castelo ou Ilha dos Amores 


A PR 1 de Castelo de Paiva, é única no concelho, tem início e fim no Cais do Castelo e dá a conhecer vários pontos da freguesia de Fornos. Um percurso único, mas de extrema beleza. O rio Douro complementa as paisagens do município e, aí, sugere o casamento perfeito. O ponto de partida dá-se junto da placa informativa do trilho.

Placa informativa da PR 1 - Ilha dos Amores


Ao longo do percurso, passamos por lugares da freguesia de Fornos e atravessamos por mais que uma vez a EN 222. Calcamos calçadas antigas, atravessamos ruelas estreitas, percorremos caminhos de terra e alcançamos vistas panorâmica incríveis. Logo, no início da PR 1, avistamos a ponte de Escamarão que separa os distritos de Aveiro e de Viseu. Por aqui, correm as águas do rio Paiva que, por sua vez, vai ao encontro do Douro. 

Ponte de Escamarão e rio Paiva


Ruela e calçada antiga


Alminhas


Caminho de terra 


Videira


A capela de Santo António, a escola primária, o polidesportivo, o largo paroquial e a Igreja de São Pelágio de Fornos são outros dos pontos de referência da Ilha dos Amores. A cada pegada dada é evidente a forte religiosidade local e a importância da produção vinícola. Exemplos disso são as diversas representações de alminhas espalhadas pelos lugares da freguesia e  os campos de videiras.

Capela de Santo António


Placa de madeira a indicar a direcção certa


Igreja de São Pelágio de Fornos


Hipericão


Alminhas


Caminho de terra


Campos carregados de videiras


Vista longínqua para o rio Douro


Envolvida pelo rio Douro, a Ilha do Castelo ou Ilha dos Amores (como é mais conhecida) reúne três distritos: Aveiro, Porto e Viseu. E, no fim de contas territoriais, a ilha é adquirida, em 1991, pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva. O cais do Castelo é, sem dúvida, um ponto forte da PR 1. Mas, ao longo de todo o percurso, os caminheiros têm a oportunidade de avistar o rio Douro e as magníficas paisagens que o envolvem.

Ilha dos Amores avistada do ponto mais alto da PR 1


Ovelha




Vistas panorâmicas sobre o rio Douro


Passagem pela Quinta do Castelo de Baixo


Depois de passar junto da Quinta do Castelo de Baixo, o fim do percurso está à vista. Logo, surge o Cais do Castelo e a Ilha dos Amores. Esta recebe os caminheiros com boas-vindas e, no final, despede-se com incentivos para uma nova visita. Resumindo, sete quilómetros de distância com vistas fantásticas. E, de negativo, apenas a apontar a existência de alguns constrangimentos na sinalização do percurso.

Passagem de um barco turístico 


Cais do Castelo e Foz do rio Paiva


Barco turístico


Pequenos barcos junto ao Cais do Castelo 


A terminar, deixo uma curiosidade exposta no folheto da PR 1 - Ilha dos Amores: "Na Foz do rio Paiva, junto à sua confluência com o Douro, encontra-se uma ilha, a que o povo chama ilha dos amores, cujo valor patrimonial e ambiental é inestimável. Sempre foi acessível através de um areal que a ligava à margem direita do rio Paiva [...] até que a albufeira da Barragem de Crestuma/ Lever submergiu permanentemente a sua ligação à terra. Desde então só é acessível de barco, o que a tornou mais atractiva."

Aventurem-se e boas caminhadas!

Um até já,

TS



Sem comentários:

Enviar um comentário