quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Romaria à Santa Eufémia

O Verão termina a 21 de Setembro e, hoje, é dia 17 do nono mês do ano, mas já parece que quem está lá fora é o Inverno. Mesmo com o tempo instável, muitas são as pessoas que marcaram, a 15, presença na peregrinação e/ou romaria anual à Santa Eufémia, em terras de Castelo de Paiva. De Escariz ao destino final contam-se 20 km e 4 horas de caminho.

A caminho da Santa Eufémia


A 15 de Setembro todos os caminhos dão à Santa Eufémia. Pessoas de Castelo de Paiva e de fora do concelho saem de casa, em excursão ou a caminhar, rumo à freguesia de S. Pedro do Paraíso. Uma tradição muito antiga que novos e velhos cumprem todos os anos. No próprio dia ou no fim de semana próximo ao 15, os peregrinos e/ou romeiros 'pagam' promessas e/ou convivem pegada a pegada.

À entrada do lugar de Vér (Escariz)


Capela de Vér


Passagem por lugares de Fermedo


Passagem por terras de S. Miguel do Mato


Capela do lugar de Borralhoso


No Pé ante pé, deixo a descrição da romaria feita, na passada segunda-feira (15), por mim e pelo meu companheiro de caminhada, FJD. Saímos às 4.10 horas de Vale-de-Lameiro e, de seguida, passamos na Abelheira e em Vér, todos lugares da freguesia de Escariz. Ainda no concelho de Arouca, fazemos uma passagem por terras de Fermedo e de S. Miguel do Mato (ver fotos acima).

Primeiras castanhas encontradas



O dia nasce e falta uma hora de caminho


Vista para vales e montanhas


Autocarro de uma excursão à vista


Passada a ponte sobre o rio Arda, entramos no concelho de Castelo de Paiva. E, depois de uma descida acentuada por terras de Arouca, espera-nos uma subida íngreme sempre em estrada de asfalto. Curva e contra-curva e mais curva e contra-curva. É assim que chegamos ao lugar de Pejão, freguesia de S. Pedro do Paraíso, e encontramos indicações para Arouca, Castelo de Paiva e Santa Eufémia. 

Indicações


Pão à porta de casa


Castanhas a querer saltar dos ouriços


Sol e chuva formam um arco-íris 


Pormenor da Igreja Matriz de S. Pedro do Paraíso


'
Santa Eufémia lembra o início da época das castanhas


Pormenor da capela da Santa Eufémia


Doces regionais marcam a romaria


Assim que passamos junto da Igreja Matriz de S. Pedro do Paraíso é sinal que a caminhada está quase a findar. Começamos a ver muitos carros e autocarros e dizemos: "É ali no fundo!" O S. Pedro tratou de mandar um pé de água forte, mas fomos resistentes e vencemos a chuva. No fim, a recompensa é grande pois chegamos, às 8.10 horas, ao destino e levamos doces regionais de Entre-os-Rios  e castanhas para casa.

Aventurem-se e boas romarias!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário