quarta-feira, 9 de julho de 2014

Episódio desagradável e lamentável

A vegetação e os trilhos da pequena rota 7 (PR 7) de Arouca são maravilhosos. As paisagens e vistas panorâmicas enchem o ego de qualquer pessoa. E, no meio das muitas coisas boas, surge o episódio desagradável e lamentável.

Esse episódio, que falo, é a colocação de lixo  no chão e, mesmo, fazer da Natureza um caixote de resíduos. É incompreensível e triste deparar-nos com a presença de papéis, garrafas de plástico e de vidro e outros contaminadores do solo e meio ambiente fora dos lugares devidos.

Resíduos colocados no interior de um tronco

Garrafas de vidro penduradas numa árvore


Os exemplos acima apresentados evidenciam e comprovam o desleixo das pessoas que cometem tais actos. Ver lixo no interior de um tronco, perto da aldeia da Ribeira e junto ao rio Caima, e garrafas de vidro penduradas numa árvore, junto à ribeira de Cabaços e à zona de escalada, estraga o cenário natural e esplêndido do PR 7.

É para incentivar a evitar episódios desagradáveis e lamentáveis que retrato esta ocorrência. Aconselho os caminheiros e visitantes, que passem pela serra, a trazer sempre consigo um saco de lixo. Assim, tendo falta de caixotes para depositar os seus resíduos, podem transportar o lixo até avistar algum contentor. E, no fim, todas as pessoas podem usufruir de um meio livre e limpo.

Aventurem-se (com consciência)!

Um até já,

TS

Sem comentários:

Enviar um comentário